Passo a Passo para Atualizar o Cadastro Único Online: Guia Completo
Aprenda como atualizar seu Cadastro Único pela internet. Siga o passo a passo para criar login e senha, atualizar suas informações e garantir o acesso aos benefícios sociais.
- Publicado: 11/10/2024
- Atualizado: 11/10/2024: 18 00
- Por: Felipe Matozo
Atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico) sempre que necessário é essencial para que famílias de baixa renda continuem tendo acesso aos programas sociais oferecidos pelo governo federal, e em alguns casos e isso pode ser feito de forma online.
Abaixo, vamos explicar como realizar a atualização do Cadastro Único online utilizando o portal ou aplicativo, além de detalhar quais informações precisam ser atualizadas e o que fazer caso não seja possível concluir o procedimento online.
Como Fazer o Cadastro e Criar Login para Atualizar o Cadastro Único Online
Para acessar o Cadastro Único e atualizar seus dados pela internet, é necessário possuir uma conta no portal gov.br. Este login garante a segurança de acesso às informações pessoais.
Veja abaixo o passo a passo para criar sua conta gov.br. Se você já tem uma conta gov.br, pode pular para o próximo tópico.
- Baixe o aplicativo gov.br na loja de aplicativos do seu celular (disponível para Android e iOS).
- Abra o aplicativo e selecione a opção “Entrar com gov.br”.
- Insira o número do CPF e clique em “Continuar”.
- Escolha entre validação por reconhecimento facial, dados bancários, ou confirmação de informações pessoais (como nome da mãe, endereço, etc.).
- Confirme os dados e, em seguida, será enviado um código por e-mail ou SMS para validação.
Com a conta gov.br criada, é só inserir o seu CPF e senha no site ou aplicativo Meu CadÚnico para acessar a plataforma.
Passo a Passo para Atualizar Seus Dados no Cadastro Único Pela Internet
Após criar o login no gov.br, o processo de atualização do Cadastro Único pode ser feito de maneira prática pela internet, evitando deslocamentos até o CRAS. Siga as etapas abaixo para realizar a atualização do Cadastro Único online:
- Acesse o site ou aplicativo Meu CadÚnico.
- Clique na opção “Entrar com gov.br” e insira seus dados de login (CPF e senha).
- Na tela principal, selecione “Atualização cadastral por confirmação”.
- Verifique os dados apresentados e atualize qualquer informação que esteja desatualizada.
- Caso necessário, anexe documentos digitalizados para comprovação, como:
- Comprovante de endereço,
- Certidões de nascimento ou casamento,
- CPF de todos os membros da família.
- Revise todos os dados inseridos e clique em “Enviar cadastro” para finalizar.
Se houver algum problema ou necessidade de validação presencial, a própria plataforma informará se será necessário comparecer ao CRAS.
Quais Dados Precisam Ser Atualizados no CadÚnico?
A atualização do Cadastro Único deve ocorrer, no máximo, a cada dois anos, ou sempre que houver mudanças significativas na situação da família.
Manter os dados corretos garante que os benefícios sociais sejam mantidos. As principais informações que precisam ser revisadas são:
- Endereço: Sempre que houver mudança de residência, o endereço deve ser atualizado.
- Composição familiar: Alterações no número de membros da família, como nascimentos ou falecimentos, devem ser informadas.
- Renda familiar: Mudanças na situação de emprego ou na renda da família também precisam ser atualizadas.
- Outros dados: Estado civil, nível de escolaridade e qualquer outra informação relevante para os programas sociais.
A falta de atualização pode resultar na suspensão, bloqueio ou cancelamento de benefícios.
O que Fazer se Não for Possível Atualizar o Cadastro Único Online?
Se não for possível realizar a atualização do Cadastro Único pela internet, o procedimento pode ser feito presencialmente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo. Aqui nós já explicamos como agendar um atendimento.
Para isso, o responsável familiar deve levar os documentos pessoais e de todos os membros da família, conforme já explicamos aqui. Os documentos principais incluem:
- CPF ou Título de Eleitor do responsável.
- Certidões de nascimento ou casamento dos membros da família.
- Outros documentos como RG e comprovante de endereço atual.
Além disso, o governo também oferece um canal de atendimento telefônico para consultas e orientações sobre o Cadastro Único. O número é o 0800 707 2003, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos finais de semana das 10h às 16h.