Idosos festejam em todo país: CNH gratuita é realidade em 2025
Idosos de todo o Brasil serão beneficiados a partir de 2025 com as novas medidas que ampliam o acesso a direitos fundamentais dessa parte da população. Uma das novidades...
- Publicado: 12/12/2024
- Atualizado: 12/12/2024: 08 27
- Por: Samantha Oliveira
Idosos de todo o Brasil serão beneficiados a partir de 2025 com as novas medidas que ampliam o acesso a direitos fundamentais dessa parte da população. Uma das novidades é a Carteira do Idoso e a inclusão desse grupo no programa CNH Social, que visa a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação em diversos estados.
A iniciativa surge em meio a uma crescente desta parcela da população, ao mesmo tempo que busca maior inclusão social, mobilidade e qualidade de vida. A seguir, saiba mais sobre a CNH Social para idosos em 2025.
A ampliação da Carteira do Idoso
Até então, a Carteira do Idoso era voltada apenas para pessoas acima dos 65 anos. No entanto, em 2025, este documento terá idade mínima reduzida para 60 anos.
Na prática, esta carteira permite alguns benefícios maiores, como acesso a transporte público gratuito, descontos em viagens interestaduais, além de ingressos mais acessíveis para eventos culturais, como cinemas, teatros e museus.
O processo de solicitação também será simplificado em 2025. Será possível obter a Carteira do Idoso presencialmente, no CRAS local, ou digitalmente, por meio de uma plataforma online. Essa mudança busca garantir mais acessibilidade e conveniência aos beneficiários.
CNH Social é gratuita para idosos em 2025
Os idosos serão incluídos no programa CNH Social, que funciona atualmente em 19 estados do Brasil. Ele garante a emissão da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita, beneficiando pessoas de baixa renda ao pagar por todas as etapas do processo.
Para isso, no entanto, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar renda familiar de até dois salários mínimos. Em muitos estados, também há critérios adicionais, como ser ex-beneficiário de programas sociais, estar desempregado ou pertencer a grupos prioritários, como mulheres e pessoas com deficiência.
O processo de inscrição ocorre online, por meio dos sites dos Detrans estaduais, e prioriza famílias de menor renda e candidatos de maior idade.
Neste sentido, a CNH gratuita permite que esta parcela da população tenha mais acesso a transporte e autonomia. O setor profissional também será beneficiado, já que aumentarão as oportunidades para os idosos.