Entenda os Benefícios da Revisão da Aposentadoria INSS pela Vida Toda
Saiba qual é o benefício da revisão da Aposentadoria INSS pela Vida Toda, assim como principais riscos e como solicitar
- Publicado: 26/09/2024
- Atualizado: 26/09/2024: 12 47
- Por: Thayssen Carvalho
A possibilidade de revisão da aposentadoria, conhecida como “revisão da vida toda“, ganhou destaque entre beneficiários do INSS nos últimos tempos.
Esse mecanismo pode permitir que um grupo específico de pessoas aumente o valor de suas aposentadorias ao recalcular o benefício com base em todas as contribuições previdenciárias feitas, incluindo aquelas anteriores a julho de 1994.
Principal Benefício da Revisão da Aposentadoria da Vida Toda pelo INSS
A revisão da aposentadoria da vida toda no INSS é um processo realizado dentro da previdência que permite que contribuições anteriores realizadas antes de 1994 sejam consideradas no cálculo do benefício atual.
Isso, por outro lado, aumenta potencialmente o valor mensal já recebido, sendo o principal benefício.
Vale saber que o processo surgiu após uma mudança na legislação em 1999, que alterou a forma de calcular o valor da aposentadoria.
Na ocasião, o cálculo passou a considerar 80% das maiores contribuições feitas ao longo da vida do trabalhador, mas apenas para aquelas realizadas a partir de julho de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real.
Isso, por outro lado, fez com que muitas pessoas que tinham altos salários antes da data ficassem prejudicadas no valor final de sua aposentadoria.
Assim, o mecanismo da revisão foi revisto e entra como uma boa forma de aumentar o valor da aposentadoria, incluindo as contribuições realizadas antes do tempo obrigatório.
Quem Tem Direito à Revisão e principais impactos
Embora o benefício maior seja o aumento da aposentadoria mensal, vale pontuar que a revisão não é para todos.
Ela é recomendada apenas para quem contribuiu antes de julho de 1994 com salários superiores às suas contribuições posteriores.
Também há algumas condições importantes que as pessoas precisam saber.
O direito à revisão só pode ser solicitado por quem se aposentou ou adquiriu o direito de se aposentar até novembro de 2019.
Além disso, o prazo para solicitar a revisão é de até 10 anos após a concessão da aposentadoria.
Após esse período, o direito prescreve, e não é mais possível requerer a mudança.
Por outro lado, se as contribuições antes de 1994 forem menores que as feitas de 1994 em diante, a revisão pode ser prejudicial, pois o valor final do benefício poderá diminuir.
Assim, fica claro que é preciso ter muito cuidado ao solicitar essa revisão. Também realizar cálculos detalhados para verificar se a mudança trará ganhos reais.
Caso o pedido seja feito sem as devidas verificações, o segurado corre o risco de ter sua aposentadoria recalculada para um valor menor.
Como Solicitar a Revisão
Atualmente, a solicitação da revisão da aposentadoria da vida toda pode acontecer pelo aplicativo ou site do Meu INSS.
Ao solicitar a revisão de forma administrativa (diretamente ao INSS), normalmente o segurado não recebe o pagamento dos valores retroativos, ou seja, os chamados “atrasados”.
Outro ponto a ser considerado é a necessidade de comprovar as contribuições feitas antes de 1982, uma vez que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) não contempla essas informações.
Assim, para dar entrada será necessário juntar documentos como carteira de trabalho, holerites, contracheques ou fichas financeiras que comprovem a remuneração durante esse período.
Também será necessário anexar a plataforma. Em caso de dúvidas, vale ter apoio de um profissional especializado para não haver erro.
Esse conteúdo foi útil?
Leia também: Como Simular sua Aposentadoria pelo INSS em 7 Passos