Comunicado do INSS mostra formas de atendimento que idosos precisam saber para 2025
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- Publicado: 27/01/2025
- Atualizado: 24/01/2025: 13 38
- Por: Patrícia Fischer
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mudanças importantes nos canais de atendimento, de olho em garantir acesso mais simples e eficiente para 2025. Isso inclui formas digitais e presenciais, voltadas principalmente para idosos e segurados com dificuldades no auxílio. Os serviços são oferecidos pelo telefone 135, nas agências da previdência e pelo portal Meu INSS, que funciona 24 horas.
A novidade traz maior integração entre os canais, permitindo que o cidadão escolha a forma mais prática para solucionar pendências. Mas como acessar cada opção e entender o que mudou? Abaixo, explicamos os detalhes.
Central de Atendimento 135: simples e gratuita
Um dos métodos mais rápidos para entrar em contato com o INSS é através da Central 135. Disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, o serviço atende tanto consultas simples quanto solicitações mais complexas.
É importante destacar que, desde maio de 2023, as chamadas são completamente gratuitas, inclusive feitas por celulares — uma medida que beneficia principalmente quem não tem acesso à internet ou mora em regiões afastadas. Basta ligar e seguir as instruções do atendente virtual para ser direcionado ao menu correto.
Atendimento presencial nas agências: como funciona?
Embora o atendimento presencial continue sendo essencial, ele está condicionado ao agendamento prévio, que pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, além da Central 135. Isso ajuda a evitar filas e melhora a organização nas unidades.
As mais de 1.500 agências espalhadas pelo Brasil operam, geralmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Contudo, vale conferir o horário específico da unidade mais próxima ao seu endereço, pois algumas variações podem ocorrer.
Meu INSS: serviços à mão, a qualquer hora
Se você prefere resolver as pendências pelo celular ou computador, o portal Meu INSS é uma ótima solução. Disponível 24 horas por dia, o site (www.inss.gov.br) e o aplicativo oficial permitem que você faça quase tudo: solicite benefícios, acompanhe processos, emita extratos e muitas outras consultas.
Além disso, o sistema é intuitivo e bastante acessível. Ao entrar, você só precisa criar uma conta caso ainda não tenha, inserindo informações pessoais. Depois disso, o processo é guiado.
Agências especializadas: casos particulares
Para situações específicas, o INSS conta com agências voltadas para demandas judiciais e acordos internacionais. Essas unidades não têm atendimento ao público geral, mas são importantes para resolver processos vinculados a decisões judiciais ou contribuições previdenciárias entre países.
E se você não tiver certeza sobre onde deve ser atendido? Nesse caso, a Central 135 ou o Meu INSS podem orientar sobre o melhor caminho.
Dicas práticas para agilizar o atendimento
- Organize os documentos necessários antes de contactar o INSS.
- Use o Meu INSS para consultas rápidas ou emissão de extratos.
- Prefira horários fora de pico para ligações ao 135 (manhãs costumam ser mais tranquilas).
Ah, e mais uma dica importante: se o atendimento presencial for mesmo necessário, fique atento ao prazo de agendamento. Afinal, essas datas podem variar por conta do fluxo de solicitações.
Por isso, saber bem como cada canal funciona ajuda a evitar problemas e a resolver mais rapidamente suas pendências. Afinal, ninguém quer perder tempo desnecessário com burocracia.