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Como solicitar o BPC/LOAS: Guia passo a passo para solicitar o benefício presencialmente ou online


BPC/LOAS: Como solicitar o BPC/LOAS: Guia passo a passo para solicitar o benefício presencialmente ou online Reprodução / Divulgação

Saiba como solicitar o BPC/LOAS de forma online. Confira o guia completo com o passo a passo para dar entrada no benefício.

  • Publicado: 04/10/2024
  • Atualizado: 04/10/2024: 10 44
  • Por: Felipe Matozo

Se você quer conferir um passo a passo completo sobre como solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), auxílio no valor de um salário mínimo destinado a pessoas idosas a partir de 65 anos ou a pessoas com deficiência de baixa renda, chegou ao lugar certo.

A solicitação do BPC costuma ser feita online, pelo aplicativo ou site Meu INSS, mas quem tiver dúvidas pode ir até uma agência do INSS.

Como Solicitar o BPC Online Através do Meu INSS: Um Guia Fácil e Rápido

Confira o passo a passo para solicitar o BPC/LOAS de forma prática pelo aplicativo ou site Meu INSS.

como desbloquear BPC para empréstimo consignado

Abaixo, você confere o passo a passo completo para fazer isso:

  1. Baixe o aplicativo ou acesse o site Meu INSS. Faça login com seu CPF e a senha cadastrada na conta gov.br.
  2. No menu principal, clique em “Novo Pedido”.
  3. Selecione “Benefícios Assistenciais” e, em seguida, escolha o tipo de benefício que deseja solicitar: “Benefício Assistencial ao Idoso” ou “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência”.
  4. Confira se os dados como telefone, e-mail e endereço estão corretos. Caso precise corrigir alguma informação, clique em “Atualizar”, mas se estiver tudo certo é só avançar. Esses dados serão usados para contato pelo INSS.
  5. Marque a caixa de autorização para o uso dos dados e depois envie a documentação solicitada, digitalizada, para agilizar a análise do seu pedido.
  6. Em seguida, é necessário confirmar que seu cadastro no CadÚnico esteja atualizado. Caso não esteja inscrito ou o cadastro esteja desatualizado, será necessário procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para regularizar a situação.
  7. Na etapa seguinte, informe dados sobre sua família, como grau de parentesco e estado civil.
  8. Indique se há despesas relacionadas à deficiência que comprometem a renda familiar e não são cobertas pelo governo.
  9. Se houver comprometimento de renda, anexe os documentos comprovantes. Caso algum serviço de proteção especial tenha sido negado pelo poder público, anexe declarações que comprovem essa situação.
  10. Depois, responda às perguntas relacionadas ao solicitante do benefício. Concorde em acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
  11. Selecionar Agência da Previdência Social: Escolha a agência onde deseja que o benefício seja processado. A seleção pode ser feita com base na sua localização ou pelo nome da cidade.
  12. Por fim, é só escolher o local onde deseja receber o benefício.
  13. Para concluir o pedido, revise todas as informações preenchidas, marque a opção de concordância e avance para concluir a solicitação.

Caso você encontre alguma dificuldade técnica ou o sistema esteja fora do ar, ligue para o número 135 para obter ajuda ou vá até uma agência do INSS para assistência presencial.

Ficou com alguma dúvida? Este documento online disponível na plataforma “gov.br” mostra o passo a passo com imagens.

Quais os Documentos para Solicitar o BPC/LOAS?

  • Documentação Obrigatória para Todos: Número do CPF de todas as pessoas que residem na mesma casa.
  • Se houver procurador ou representante legal: É preciso apresentar a procuração pública ou particular (seguindo o modelo do INSS) e termo de responsabilidade; o Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda); e Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
  • Cadastro Único (CadÚnico): Certifique-se de que o CadÚnico esteja atualizado há menos de dois anos e inclua o CPF de todos os membros da família.

O que Acontece Após Fazer a Solicitação do BPC/LOAS: Prazo de Análise e Resposta

Você pode acompanhar o pedido pelo aplicativo Meu INSS ou ligando para o número 135. O status do pedido pode variar:

  • Concluído: Solicitação finalizada.
  • Em Exigência: O INSS solicitou documentos ou informações adicionais.
  • Cancelado: A solicitação foi cancelada.

Em relação ao prazo para resposta, o tempo médio para análise do pedido é de 45 dias corridos.




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