Como consultar seu benefício do INSS usando apenas o CPF
Aprenda a consultar seu benefício do INSS usando apenas o CPF. Siga este guia prático para acessar suas informações no Meu INSS.
- Publicado: 15/10/2024
- Atualizado: 15/10/2024: 16 53
- Por: Thayssen Carvalho
Consultar o benefício do INSS usando o CPF pode ser mais fácil do que se parece para quem não tem em mãos o número do benefício (NB).
Como se sabe, ele é um longo código que identifica cada segurado no sistema previdenciário. Felizmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece alternativas simples como o documento pessoal. Neste guia, vamos mostrar as principais formas de realizar essa consulta de maneira prática e rápida.
Onde Consultar o Benefício do INSS CPF
O número do benefício é atribuído a cada segurado no momento da concessão de benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e pensões. Esse código acaba composto por 10 dígitos e serve para identificar o beneficiário e acompanhar o histórico de pagamentos.
No entanto, se você não tem o NB à disposição, vale realizar consultas usando o CPF, um dado muito mais acessível e que a maioria das pessoas sabe de cor.
A consulta, no entanto, pode acontecer de diferentes maneiras:
- Internet
- Site ou aplicativo do Meu INSS
- Telefone, através da central de atendimento.
Esses canais permitem acesso às informações de pagamento, saldo, histórico e muitas outras informações.
Passo a passo para consultar o benefício do INSS pelo CPF
A maneira mais prática de consultar o benefício do INSS é pelo site Meu INSS.
- Ao acessar o portal (meu.inss.gov.br), o usuário só precisa realizar o login com o CPF e senha do gov.br.
- Caso ainda não tenha uma conta, será possível criar uma na hora, utilizando documentos básicos.
- Uma vez logado, o segurado pode verificar o histórico completo de pagamentos, datas futuras e até localizar o número do seu benefício (NB).
Outra forma eficiente é pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones. O funcionamento é semelhante ao do site, e ele também permite a verificação do recolhimento correto por empresas ou contribuições individuais.
Além disso, o aplicativo oferece uma visão clara de quanto tempo falta para aposentadoria, caso o usuário ainda esteja na ativa.
Meu INSS consulta do CPF pelo telefone
Por fim, vale saber que se você preferir não utilizar a internet, é possível fazer a consulta através do telefone 135, a central de atendimento do INSS.
Neste caso, basta informar o número do documento ao atendente para obter informações sobre o benefício, sem precisar do número NB.
Essa linha acaba ideal para quem não está familiarizado com o uso de tecnologias digitais ou prefere o contato direto com um agente, por exemplo.
Outra opção é realizar a consulta presencialmente em uma agência do INSS. Para isso, no entanto, é necessário agendar um atendimento, o que também pode acontecer pelo site ou pela central 135, e, no dia do atendimento, o CPF será suficiente para o acesso às informações sobre o benefício.