Como Usar o Gov.br para Emitir e Validar a Carteira do Idoso e Outros Documentos Digitais
Aprenda a usar o gov.br para emitir e validar a Carteira do Idoso e outros documentos digitais de forma prática e rápida.
- Publicado: 06/11/2024
- Atualizado: 06/11/2024: 15 36
- Por: Felipe Matozo
A plataforma gov.br é uma ferramenta essencial para o acesso a serviços públicos digitais. Para os idosos, usar a conta gov.br é relevante para emitir alguns documentos importantes, como a Carteira do Idoso online, garantindo a inclusão e acesso a diversos benefícios.
A seguir, confira como criar uma conta gov.br e usá-la para emitir e validar a Carteira do Idoso, além de acessar outros documentos digitais.
Como criar uma conta Gov.br?
Para começar, vale a pena lembrar como criar uma conta gov.br, um procedimento que é simples e gratuito, permitindo que o usuário tenha acesso a uma ampla gama de serviços digitais.
Se você já tem uma conta gov.br, pode avançar para o próximo tópico. Caso contrário, veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o site ou baixe o aplicativo gov.br em seu smartphone (disponível para Android e iOS).
- No caso do aplicativo, clique em “Entrar com gov.br”. Para quem acessar pelo site, a página inicial já pede o número do CPF.
- Insira o número do CPF e selecione “Continuar”.
- Escolha o método de validação (reconhecimento facial, dados bancários ou informações pessoais).
- Confirme os dados e aguarde o código de validação enviado por e-mail ou SMS para ativar a conta.
Como Usar o Gov.br para Emitir a Carteira do Idoso
Uma das funções da conta gov.br é emitir a Carteira do Idoso, um documento essencial para cidadãos com mais de 60 anos e renda de até dois salários mínimos que assegura benefícios como a gratuidade e desconto em passagens interestaduais.
A emissão pode ser feita de forma prática através da conta gov.br. Siga as instruções abaixo:
- Acesse o site oficial da Carteira do Idoso (https://carteiraidoso.cidadania.gov.br).
- Faça o login com a conta gov.br.
- Solicite a emissão da carteira.
- Escolha entre imprimir a versão física ou guardar a versão digital.
Com o processo online, a Carteira do Idoso pode ser emitida de maneira imediata, facilitando o acesso ao documento sem a necessidade de deslocamento.
Como validar a Carteira do Idoso
A validação da Carteira do Idoso é uma etapa importante para garantir a autenticidade do documento e pode ser feita de forma rápida, sem precisar usar a conta gov.br:
- No site da Carteira do Idoso, clique no botão “Validar carteira”.
- Utilize a câmera do dispositivo para ler o QR Code presente na carteira.
- Se não quiser usar o QR Code, você pode inserir o código alfanumérico da carteira e clicar em “Validar carteira”.
Esse processo dispensa a necessidade de login e pode ser feito por qualquer pessoa que precise verificar a validade do documento.
Outros documentos para acessar ou emitir com a conta Gov.br
Além da Carteira do Idoso, a conta gov.br possibilita o acesso a uma variedade de documentos e serviços digitais. Entre eles estão:
- Carteira de Trabalho digital: Permite consultas e registros trabalhistas.
- CNH digital e dados veiculares: Consultas sobre infrações e licenciamento.
- Serviços do SUS: Histórico médico, vacinas e resultados de exames.
- Prova de Vida digital: Facilitada para aposentados que precisam comprovar vida periodicamente.
- Certificados militares e assinatura de documentos digitais: Para uso em diversos contextos, como atos empresariais e registros.