Governo anuncia mudanças importantes no CadÚnico para 2025; idosos em alerta
Novo CadÚnico 2025 será lançado em março com plataforma moderna, mais agilidade e segurança para beneficiar milhões de brasileiros.
- Publicado: 08/01/2025
- Atualizado: 08/01/2025: 16 24
- Por: Thayssen Carvalho
A partir de março de 2025, o Cadastro Único (CadÚnico) passará por uma reformulação significativa, com o objetivo de modernizar e simplificar o acesso a programas sociais.
Segundo o governo, as mudanças buscam trazer mais segurança e um acesso simplificado. Entenda melhor a seguir!
Mudanças no CadÚnico em 2025
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lidera a iniciativa que pretende trazer mudanças no CadÚnico em 2025.
Com foco em beneficiar diretamente milhões de brasileiros, especialmente os mais vulneráveis, atendidos por programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), elas envolvem mais segurança e tecnologia. Entre as mudanças principais estão:
- Utilização do CPF como chave única para registros;
- Integração de informações em tempo real com outras bases de dados do Governo Federal;
- Programa obrigatório de capacitação online para operadores.
Modernização e impacto nos programas sociais
O novo CadÚnico 2025 permitirá, a partir de março, reduzir a necessidade de preenchimentos manuais por parte dos operadores, segundo o governo. Também busca simplificar o processo para os cidadãos.
Boa parte das informações serão capturadas automaticamente, o que eliminará deslocamentos e a burocracia, algo essencial para as famílias em situação de vulnerabilidade.
“A reforma trará facilidades, primeiramente, para o operador, que não precisará mais preencher todo o cadastro, já que boa parte das informações virá da base nacional” ressalta Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único em nota.
Mais de 40 programas sociais federais serão diretamente impactados pela reformulação do Cadastro. Entre eles estão: o Bolsa Família, o Pé de Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Segundo o MDS, o novo sistema não apenas tornará a gestão mais ágil e eficiente, mas também reforçará a proteção contra fraudes cibernéticas. Elas estão entre as preocupações crescentes no cenário digital, segundo o governo.
Capacitação dos operadores e transição do sistema
Para preparar os operadores do sistema para as mudanças, o MDS iniciará, em fevereiro de 2025, um programa obrigatório de capacitação online.
Dividida em três níveis — básico, intermediário e avançado —, a formação visa garantir que todos os profissionais estejam aptos a operar a nova plataforma e acompanhar os avanços tecnológicos.
A transição para o novo sistema acontecerá de forma integral, com o desligamento completo da plataforma antiga.
CPF como chave única e reforço na segurança do CadÚnico 2025
Por fim, vale saber que um dos pilares do CadÚnico 2025 está na centralização do CPF como identificador principal do cadastro.
A inovação, além de simplificar o processo para os beneficiários, permitirá a integração com outras bases de dados nacionais, como a nova Carteira de Identidade Nacional e sistemas biométricos.
O novo CadÚnico acabará como ferramenta essencial para aprimorar a gestão dos programas sociais e facilitar o acesso das populações mais vulneráveis. Também trará um avanço significativo na confiabilidade e na segurança do sistema como um todo.
Veja também: Abono extra para o BPC/LOAS: foi aprovado? Entenda as novidades para 2025