INSS confirma calendário do BPC 2025: Pagamentos começam dia 27 de janeiro; como receber
O INSS divulgou o calendário do BPC 2025. Descubra as datas, regras e como garantir o benefício a partir de 27 de janeiro.
- Publicado: 06/01/2025
- Atualizado: 06/01/2025: 08 51
- Por: Samantha Oliveira
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário oficial de 2025 para os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada, também conhecido como BPC. Os depósitos têm início a partir do dia 27 de janeiro, e serão distribuídos ao longo das semanas.
No valor de um salário mínimo (que, em 2025, foi reajustado para R$ 1.518), o BPC é voltado para idosos acima dos 65 anos de idade ou pessoas com deficiência que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seguir, saiba mais sobre as datas de pagamento.
Novidades para o BPC em 2025
Algumas novidades para o recebimento do BPC foram aprovadas e já serão implementadas a partir de 2025. Entre elas está a obrigatoriedade de cadastro biométrico para a liberação do benefício.
Exceções serão feitas para localidades de difícil acesso ou para beneficiários com dificuldades de deslocamento devido à idade, saúde ou outras condições especiais. A atualização cadastral também deverá ser realizada a cada dois anos.
Além disso, as mudanças incluem a atualização dos critérios de renda familiar, reforçando a importância de os beneficiários acompanharem as novas regras para evitar bloqueios ou suspensões nos pagamentos.
Vale lembrar que o BPC não exige contribuição prévia ao INSS, sendo um benefício de caráter assistencial e não previdenciário. Por isso, ele não paga 13º salário nem gera direito à pensão por morte.
Calendário do BPC 2025: veja datas de pagamento
O pagamento do BPC é feito de acordo com o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB). Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos começam em 27 de janeiro. Confira a seguir o cronograma:
- NB final 1: 27 de janeiro
- NB final 2: 28 de janeiro
- NB final 3: 29 de janeiro
- NB final 4: 30 de janeiro
- NB final 5: 31 de janeiro
- NB final 6: 3 de fevereiro
- NB final 7: 4 de fevereiro
- NB final 8: 5 de fevereiro
- NB final 9: 6 de fevereiro
- NB final 0: 7 de fevereiro
Já para beneficiários que recebem acima do piso nacional, o calendário começa no dia 3 de fevereiro. O critério de organização também considera o penúltimo dígito do NB, mas segue regras específicas para essa faixa de valores.
Como consultar e receber o BPC
Lembrando que, para consultar o dia exato do pagamento, beneficiários devem acessar o portal Meu INSS por meio do login Gov.br.
Ao verificar o calendário, é necessário identificar o penúltimo dígito do número do cartão de benefício, ignorando o dígito verificador (que aparece após o traço).
O pagamento é realizado diretamente na conta bancária cadastrada pelo beneficiário. Para garantir a continuidade do recebimento, é imprescindível que as informações cadastrais estejam atualizadas, atendendo às exigências periódicas do INSS, como a adoção do cadastro biométrico em 2025.