INSS prepara grande aviso sobre último pagamento de 2024 e deixa idosos em alerta
INSS prepara um importante último pagamento de 2024; veja quem ainda recebe e como consultar o benefício antes do prazo final.
- Publicado: 06/12/2024
- Atualizado: 06/12/2024: 10 36
- Por: Felipe Matozo
Nos próximos dias, muitos idosos recebem o último pagamento do 13º salário do INSS em 2024. O cronograma de depósitos segue até o dia 8 de dezembro e inclui beneficiários que recebem valores acima do salário mínimo e tiveram o benefício aprovado após junho deste ano.
O Instituto Nacional do Seguro Social já concluiu a maior parte dos pagamentos para segurados que recebem um salário mínimo por mês, atualmente em R$ 1.412.
Quem ainda recebe o último pagamento do 13º do INSS?
Como de costume, a organização dos pagamentos do INSS segue o final do número do benefício (NB) de cada segurado, excluindo o último dígito verificador.
Os últimos pagamentos do 13º salário estão sendo realizados para três grupos específicos de beneficiários que recebem acima de um salário mínimo por mês e ainda não tiveram acesso ao abono anual:
- Beneficiários com NB final 3 ou 8: recebem em 06/12.
- Beneficiários com NB final 4 ou 9: recebem em 07/12.
- Beneficiários com NB final 5 ou 0: recebem em 08/12.
Para quem recebe até um salário mínimo, todos os depósitos já foram concluídos no início de dezembro. O mesmo vale para quem recebe mais do que um salário mínimo e tem os números do benefício com finais 1, 2, 6 e 7.
Como ficou o calendário dos últimos pagamentos do abono anual do INSS?
Para quem não recebeu o benefício antecipado no meio do ano, o INSS organizou o pagamento do abono anual em dois cronogramas:
- Até um salário mínimo: pagamentos entre 25 de novembro e 5 de dezembro.
- Acima de um salário mínimo: pagamentos entre 1º e 8 de dezembro.
No Rio Grande do Sul, os segurados recebem no primeiro dia útil de cada fase do calendário, independentemente do final do benefício.
Por que beneficiários receberam o 13º do INSS em dezembro?
A maioria dos segurados do INSS recebeu o 13º salário em duas parcelas, pagas nos meses de maio e junho de 2024.
Contudo, os beneficiários que tiveram seus auxílios e aposentadorias aprovados após junho não foram contemplados na antecipação e, por isso, recebem o abono agora, no final do ano.
Para esses casos, o valor do 13º é proporcional ao período em que o segurado recebeu o benefício. Por exemplo, aposentados ou pensionistas que começaram a receber o INSS em julho terão direito ao equivalente a seis meses do abono.
Como ver o pagamento do 13º do INSS?
Os segurados podem consultar seus pagamentos de maneira prática:
- Pela internet: Acesse o aplicativo (disponível para Android e iOS) ou site “Meu INSS” e clique na opção “Extrato de Pagamento” após realizar login.
- Por telefone: Ligue para a Central 135, informe o CPF e confirme os dados cadastrais.
O serviço online é gratuito e permite verificar tanto o calendário quanto o histórico de pagamentos. Já o atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quem não recebe o abono anual?
Alguns segurados não têm direito ao 13º salário, incluindo:
- Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
O BPC atende idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em condição de baixa renda, mas por se tratar de um benefício assistencial, não inclui o abono anual. Já a Renda Mensal Vitalícia é um benefício antigo, que ainda contempla um pequeno número de segurados.